Diretores
Saulo Simoni Nacif
Diretor-executivo
Engenheiro de Mecânica-Aeronáutica formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), possui MBA em Finanças e Operações pela Simon School of Business, da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, onde se graduou com honras e 1º lugar em Operações. É mestre stricto sensu em Finanças e Controladoria pela Fundação Getulio Vargas, tendo finalizado o curso em 1º lugar, com dissertação premiada entre os 107 formandos com o tema “Disclosure level and compliance with IAS 37: is there any residual legal tradition effect among companies cross-listed in the U.S.?”.
Com 32 anos de experiência profissional, desenvolveu a sua carreira como executivo sênior de grandes empresas nacionais e multinacionais e em torno da consultoria estratégica e de melhoria da performance. Possui forte background em operações, novos negócios, fusões e aquisições, gestão para melhoria dos resultados e finanças lato sensu. Conduziu projetos ou trabalhos no Brasil, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Chile, China, Colômbia, Estados Unidos, Irlanda, Japão e México.
Além da diretoria executiva da Fundação Butantan, Saulo também é atualmente Presidente do Advisory Board da Global Performance Consulting (boutique de consultoria estratégica), membro do advisory board do Brasa Capital (boutique de financial advisory), integrante dos comitês de auditoria e risco da Allianz AGCS Resseguradora e membro do Conselho Consultivo do Mestrado MPGC da Fundação Getulio Vargas.
Entre as posições prévias na indústria, Saulo ocupou a diretoria de fusões e aquisições da Danaher Corporation para a América Latina, tendo residido em Washington-DC. Foi também diretor executivo Estatutário de Estratégia, M&A e Novos Negócios da Eternit S.A. e gestor de 3 empresas do grupo. Foi também Diretor de Desenvolvimento de Negócios Corporativo da General Electric Brasil (incluindo os negócios de healthcare) e foi gerente da Xerox Corporation, tendo residido quatro anos em Rochester-NY.
Em posições prévias em consultorias, foi o sócio fundador e managing partner da Global Performance Consulting, foi partner da divisão de analytics da Advisia O,C&C, diretor (senior advisor) da EY Parthenon, diretor da consultoria francesa Solving International, e um associado da Booz.Allen & Hamilton.
Ao longo de sua vida profissional conduziu mais de 50 projetos de estratégia e melhoria da performance para empresas dos setores de saúde, telecom, seguros, mobilidade, cooperativa agrícola, materiais de construção, engenharia e bancos. Entre os projetos executados em saúde, destaca-se a definição da estratégia e plano para o lançamento de novos produtos na América Latina para as redes pública e privada para empresa líder mundial de produtos hospitalares. Em outros setores, liderou e executou plano estratégico para crescimento e sustentabilidade, negociação e implementação de joint venture, planejamento estratégico por cenários, estratégia Blue Ocean e criação de modelo de sale lease back de agências bancárias no Brasil, desmobilizando mais de US$ 1 bi em um grande banco de varejo.
Já em fusões e aquisições, liderou mais de 40 transações, sendo 15 delas concluídas em diversos setores e países. Entre elas estão a aquisição de negócios para complemento dos portfólios de equipamentos médicos, odontológicos e de reagentes das empresas Beckman Coulter Diagnostics e Kavo Kerr.
Saulo é nativo em português, fluente em inglês e espanhol e proficiente em francês e italiano.
Marcio Augusto Lassance Cunha Filho
Superintendente geral
Lassance Cunha Filho Superintendente geral Graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), possui MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral, mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e doutorado em Ciências de Gestão pela Université Grenoble Alpes na França em cotutela com a Universidade Nove de Julho - conceito CAPES 6. Assina publicações recentes em periódicos internacionais e é professor convidado em programas de pós-graduação lato sensu. Com 35 anos de atuação em empresas nacionais e multinacionais, exerceu posições executivas em primeira linha nas áreas de Recursos Humanos, Operações, Atendimento a Clientes, Manufatura, Logística e Distribuição, Engenharia, Suprimentos, Marketing e Projetos Lean Six Sigma. Teve participação ativa em comitê executivo para a definição de plano operacional, tático e estratégico, assim como indicadores e metas organizacionais para alcance dos objetivos definidos. Acumula mais de 20 anos na gestão de equipes de diretores e gerentes em cenários diversos e tem larga experiência como consultor de empresas especializado em desenvolvimento e aplicação de programas de capacitação em gestão e solução de problemas complexos.
Gustavo Mendes Lima Santos
Diretor de Regulatório,Controle de Qualidade e Estudos Clínicos
Formado em Farmácia pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto e em História pela Universidade de Brasília (UnB), Gustavo é especialista em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mestre em Toxicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutorando em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Com mais de 20 anos de experiência, atuou com registro farmacêutico no Laboratório Teuto Brasileiro e percorreu diferentes setores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tornando-se referência internacional em assuntos regulatórios, medicamentos biológicos, registro de medicamentos entre outros assuntos técnicos da área. Foi cientista pesquisador no Internacional Vaccines Institute, em Seul, na Coreia do Sul, onde acompanhou o desenvolvimento de novas vacinas para doenças negligenciadas.
Lucio Gama
Diretor de Alianças Científicas Internacionais
Graduado em Biologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é mestre em Microbiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Imunologia pela Faculdade de Medicina da USP. Possui mais de 20 anos de experiência internacional em virologia, biologia molecular e imunologia. Foi professor associado do Departamento de Patobiologia Molecular e Comparativa da Faculdade de Medicina Johns Hopkins, em Baltimore (Estados Unidos), onde atuou por 14 anos no Laboratório de Retrovírus, pesquisando respostas imunes inatas durante a infecção por SIV e coordenando diversos projetos de pesquisa. Também trabalhou durante nove anos como diretor de Colaborações Científicas do Vaccine Research Center (VRC/NIAID) do National Institutes of Health (NIH) nos Estados Unidos.
Flávio Barbarulo Borgheresi
Diretor Jurídico
Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), iniciou sua trajetória profissional na Procuradoria Geral do Município de São Paulo em 2005. Ocupou cargos de chefia e assessoramento, coordenou o setor de gestão de contratos e licitações e também foi membro do Conselho da Procuradoria Geral do Município de São Paulo. Entre 2012 e 2020, exerceu a função de chefe de gabinete do conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP). Em 2016, foi chefe de gabinete da Presidência do TCE/SP. Recentemente, atuou como secretário adjunto de governo do município de São Paulo.
Graduado em engenharia química pela Escola Superior de Química das Faculdades Oswaldo Cruz (FOC/SP), com extensão universitária em Biologia Molecular e Imunologia (IB/SP), pós-graduação em Biotecnologia com ênfase em Biologia Molecular (PUC/SP), especialização em controle de qualidade de vacinas com foco em testes in vivo e in vitro, microbiológicos, físico-químicos e validação para liberação de produto pela Universidade de Osaka e Instituto Biken (JICA/Japão), suportado através de bolsa de estudo do governo japonês e certificado em Especialista de Imunobiológicos pela Organização Mundial da Saúde (Japão), Adriano é mestre em biotecnologia pela Universidade de São Paulo e possui MBA em Gestão de Inovação em saúde (IB/SP). Tem 20 anos de experiência em produção, desenvolvimento e escalonamento de imunobiológicos em condições de Boas Práticas de Fabricação (BPF), bem como em comissionamentos, start up e qualificações de equipamentos e sistemas farmacêuticos.
Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, possui especialização em Direito e Economia pela Universidade Estadual de Campinas. Acumula mais de 20 anos de experiência na área de direito, com ênfase em direito público. Atuou na Comissão de Valores Mobiliários e no Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Procurador do município de São Paulo por mais de 20 anos, ocupoiu diversos cargos, inclusive o de procurador-geral do município entre 2015 e 2016. Foi diretor financeiro e administrativo da São Paulo Urbanismo e diretor jurídico da Companhia São Paulo de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos.
Formado em farmácia e bioquímica pela Faculdade Oswaldo Cruz, Arthur tem pós-graduação em gestão e tecnologia da indústria farmacêutica pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade. Fez cursos de black belt pela Seta DG e MBA em gestão estratégica e econômica de projetos pela Fundação Getulio Vargas. Com 14 anos de experiência na indústria farmacêutica, Arthur trabalhou na Fundação Butantan de outubro de 2011 a abril de 2014 na área de validação. Ele retornou em 2018 para atuar na Garantia da Qualidade, participando ativamente dos processos de reestruturação da área e de projetos importantes para a companhia, além da obtenção das certificações nacionais e internacionais do Butantan.
Carlos Cesar é graduado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Concluiu MBA em Operações, Finanças e Gestão pela Universidade Bocconi, da Itália, e em Estratégia de Negócios na Universidade de Michigan, dos Estados Unidos. Possui doutorado em Administração de Operações e Sustentabilidade pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Atua há mais de 30 anos em cargos de liderança em empresas de bens e serviços e em consultorias de gestão. Tem experiência no desenvolvimento de negócios, operações e construção de equipes de alto desempenho. Atualmente, é membro do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Claudia é formada em Ciência da Computação pela PUC-SP, possui MBA em Arquitetura e Gestão de Infraestrutura de TI pela FIAP e pós-graduação em Gestão e Governança de TI pelo SENAC. Atualmente, cursa MBA em Transformação Digital na Escola Politécnica da USP. Possui mais de 30 anos de experiência na área de TI, sendo que nos últimos 10 anos atuou como head da área de Tecnologia. Já foi programadora, analista de sistemas, analista de negócios, scrum master, consultora e gerente de projetos de implantação de ERP, coordenadora, gerente e diretora de TI.
Pós-doutor em Gestão da Inovação Tecnológica pela FEA-RP/USP, mestre e doutor em biologia molecular pela FMRP/USP, Cristiano tem experiência em gestão de projetos de inovação, propriedade intelectual e inteligência competitiva em incubadora de empresas (SUPERA) e em atividades de consultoria. Foi pesquisador visitante no MD Anderson Cancer Center e na Portland State University em temas de gestão de tecnologia e inovação em biotecnologia. Atualmente é responsável pela área de Inovação e Licenciamento de Tecnologia do Instituto Butantan (EILT), escritório com atribuições de um NIT encarregado pela gestão da propriedade intelectual, licenciamento de tecnologia (in and out) e pelos projetos de inovação provenientes de parceria.
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), possui doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Como pós-doutoranda da USP e Jovem Pesquisadora Fapesp, desenvolveu atividades de pesquisa na área de imunologia e foi pesquisadora visitante no Institute for Food, Nutrition and Health, The Rutgers University/USA. Possui publicações em periódicos internacionais e orienta em programa de pós-graduação strictu sensu, sendo ainda revisora e assessora científica. Atua na gestão executiva de projetos institucionais apoiados por agências de fomento nacionais (FAPESP, FINEP, CNPq) e internacionais (Banco Mundial, NIH, Wellcome Trust); gestão das atividades de relações internacionais; gestão de ações institucionais técnico-científicas; relacionamento com representações diplomáticas, como consulados e embaixadas; e representação da instituição no programa PIP (Preparação para Pandemia de Influenza) da OMS.
Demetrios é formado em Biologia pela Faculdade de Odontologia de Santo Amaro (Osec) e realizou MBA em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Com 25 anos de experiência em indústrias farmacêuticas como Sanofi, Novartis e GSK, Demetrios já atuou nos mercados de vacinas, oncologia, diabetes e hospitalar. Possui vivência na liderança de times de alta performance e no desenho e implementação de estratégias comerciais e de marketing para lançamento, reposicionamento e manutenção de produtos farmacêuticos no Brasil e América Latina.
Graduada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Fernanda fez residência médica em neurologia e mestrado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Possui 18 anos de experiência na área da saúde e 12 anos na indústria farmacêutica. Já atuou como consultora e gerente médica na Pfizer e foi diretora de pesquisa clínica e, posteriormente, diretora de evidência de dados da América Latina e Canadá na Novartis. Iniciou sua trajetória na Fundação Butantan em março de 2022 na área de Matéria Médica.
Fernando é graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Mauá, do Instituto Mauá de Tecnologia. Com mais de 25 anos de experiência em grandes empresas do setor de construção, possui vivência sólida na gestão de contratos e projetos executivos e complementares de grandes obras, negociação com fornecedores e clientes, além de liderança das áreas de planejamento, controle de custos, qualidade e segurança.
Geovani é graduado em Farmácia pela Universidade Nove de Julho, possui pós-graduação em Qualidade e Produtividade pela Fundação Vanzolini e MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com mais de 19 anos na indústria farmacêutica, tem uma experiência sólida em Controle e Garantia de Qualidade. Liderou diversos projetos estratégicos com foco na melhoria dos processos de qualidade, alinhados às necessidades da empresa e de agências reguladoras nacionais e internacionais.
Juliana é formada em Administração de Empresas, tem MBA em Gestão de Pessoas e Especialização em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Teve vivência internacional em Vancouver, Canadá, durante oito meses. Possui 17 anos de experiência na área de Recursos Humanos em farmacêuticas multinacionais de grande porte com ampla visão de todos os subprocessos de RH, com destaque para a AstraZeneca, onde atuou por dez anos. Também foi empreendedora franqueada de duas lojas da Cacau Show durante quatro anos.
Ludmila é formada em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e pós-graduada em direito e gestão de serviços sociais autônomos pelo Instituto Brasiliense e Direito Público. Acumula mais de 23 anos de assessoria jurídica, com atuação no serviço público e privado, e já atuou no governo federal, no Serviço Social da Indústria (SESI), com advocacia trabalhista no TRT da 10ª Região e como chefe da assessoria jurídica da Casa Civil do Distrito Federal. Tem experiência internacional representando o Conselho Nacional do SESI em missão nos Estados Unidos, junto ao Fundo de População da ONU e pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República na coordenação de projeto de cooperação internacional.
Graduado em Engenharia Elétrica Eletrônica pela Faculdade Nuno Lisboa, Marcos possui MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Federal Fluminense, em Gestão Industrial pela Escola de Negócios Darden da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, e PMD na IESE Business School/SP. Acumula mais de 30 anos de experiência atuando na área industrial, produtiva e na gestão da cadeia de suprimentos em empresas de grande porte multinacionais e nacionais dos segmentos de manufatura, telecom e eletroeletrônicos.
Graduada em Farmácia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), possui pós-graduação em Vigilância Sanitária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e MBA em Gestão na Indústria Farmacêutica pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Atua em empresas do setor farmacêutico desde 2012, prioritariamente em funções relacionadas à qualidade. Entre 2014 e 2016 foi consultora técnica da OPAS junto ao Ministério da Saúde, realizando análise técnica e acompanhamento de projetos de parceria de desenvolvimento produtivo. Em 2019 iniciou sua trajetória no Butantan, tendo trabalhado nas áreas da Garantia e no Controle da Qualidade. Atualmente é responsável pela área de Sistemas da Qualidade, suportando as atividades relacionadas à documentação técnica, controle de mudanças, qualificação de fornecedores e prestadores de serviço, gestão de riscos da qualidade, auditorias regulatórias e treinamentos BPx.
Formado em administração de empresas pela Universidade de São Paulo e em ciências contábeis pela Uninove, Luiz tem pós-graduação em finanças e MBA em finanças, auditoria e controladoria, ambos pela Fundação Getulio Vargas, além de ter concluído o Programa de Mentoria em Competências Gerenciais pela Escola de Negócios da Universidade de Harvard. Luiz acumula mais de 25 anos de experiência na área financeira e de controladoria em empresas nacionais e multinacionais. Já foi presidente de conselho fiscal e tem vivência em comitê consultivo e conselho de administração.
Eugênio é formado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas. Atuou nas áreas de manufatura, qualidade e processos de melhoria contínua, em empresas multinacionais líderes de mercado, na indústria e no varejo, com destaque para o ramo de ingredientes farmacêuticos. Com vivência de mais de 25 anos de mercado, Eugênio possui experiência internacional, atuando como head regional e liderando equipes multifuncionais em projetos globais e para a América Latina.
Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Nathanael tem especialização lato sensu em Modelos de Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e acumula mais de 13 anos de experiência na área de Recursos Humanos.
Nelia é graduada em Engenharia Química pela Faculdade Oswaldo Cruz, com especialização em Gestão de Projetos pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com mais de 20 anos de atuação na Indústria Farmacêutica, já contribuiu para as áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, Excelência Operacional, Serviços Técnicos, Produção e Qualidade, além de possuir vivência em Planejamento e Desdobramento Estratégico. Acumula sólida experiência em liderar projetos de alta complexidade, como transferência de tecnologia entre plantas produtivas, desenvolvimento e lançamento de novos produtos, remediação de Sistemas de Qualidade, adequação de áreas produtivas e construção de novas plantas.
Nicolau é formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, possui especialização em Administração de Empresas Industriais pela Fundação Vanzolini, é certificado em Green Belt e concluiu MBA Executivo em Administração de Empresas pela Fundação Dom Cabral. Possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de suprimentos e supply chain, com foco em gestão operacional e liderança organizacional em toda a cadeia de negócios, em empresas de grande porte multinacionais e nacionais dos segmentos de tecnologia e engenharia. Tem expertise em realizar parcerias e negócios para alavancar resultados e vivência no desenvolvimento, certificação e gestão de fornecedores, em licitações e negociações envolvendo contratações de grande porte.
Patrícia é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista – UNESP Botucatu, onde recebeu prêmios relacionados à conquista do Primeiro Lugar no Exame Nacional de Cursos 2001, Medicina Veterinária, Ministério da Educação e Cultura (MEC). Possui Mestrado em Morfologia e Doutorado em Imunologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, além de MBA em Gestão da Inovação em Saúde pelo Instituto Butantan. Tem mais de 12 artigos completos publicados em revistas internacionais renomadas, como Immunology, Journal of Immunology, Inflammation, Genes and Immunity, Mammalian Genome, Toxins e PLoS One. Profissional com 18 anos de experiência em produção, controle e garantia de qualidade de produtos biológicos e biotecnológicos, com expertise em Boas Práticas de Fabricação (BPF), Boas Práticas de Laboratório (BPL) e Boas Práticas Clínicas (BPC), é responsável pela qualidade dos processos, métodos analíticos e produtos provenientes de desenvolvimento interno ou parcerias estratégicas, além da qualidade dos estudos clínicos e diagnósticos relacionados a estudos clínicos para registro de novos produtos. Possui ampla experiência em processos de qualidade em conformidade com as legislações da ANVISA, FDA, EMA e WHO, bem como em processos de transferência de tecnologia para vacinas e biofármacos, colaborando com entidades como Ministério da Saúde, PAHO, MSD, GSK, Valneva, Sandoz, Novartis e Sanofi, além de ter participado da implementação do Projeto NUTERA, voltado para células CAR-T. É membro da Rede Nacional de Métodos Alternativos (RENAMA), do Grupo de Trabalho do DCVMN (DCVMN’s commitment to 3Rs - and the 4th R) e do Comitê Internacional de Direção da Human Society International (ISC HSI), com foco na implementação dos 3Rs (substituição, redução e refinamento) no uso de animais de laboratório. Durante a pandemia de Covid-19, representou o Instituto Butantan em diversas entrevistas e mesas-redondas, tendo iniciado o laboratório estratégico de diagnóstico que absorveu a demanda reprimida e subsequente de todas as unidades do Instituto Adolfo Lutz. Recebeu o diploma de “Honra ao Mérito” emitido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em reconhecimento à dedicação e excelência no trabalho desenvolvido durante o enfrentamento da pandemia no estado.
Formado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Rafael tem MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com mais de 20 anos de experiência em obras de infraestrutura de grande porte, gestão de contratos e planejamento, atuou em diversas obras nacionais e por 10 anos em projetos de infraestrutura internacionais na América do Sul e África.
Graduada em Direito pela Universidade Paulista (UNIP) e pós-graduada em Direito Público pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, tem formação em licitações e contratos administrativos, direito constitucional, direito do consumidor, direito administrativo, contratação de obras e serviços de engenharia e direito contratual. Atuou por 16 anos como assessora técnica e chefe de gabinete substituta no Gabinete da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, sendo responsável pelo acompanhamento e coordenação das atividades de gestão das ações judiciais movidas contra a pasta. No comando da área de judicialização, reduziu em 25% o número de processos contra a Secretaria de Estado da Saúde de 2016 a 2018, com queda de 30% nos valores despendidos nesse custeio – resultando em uma economia de R$ 300 milhões aos cofres públicos. Foi representante da pasta no Grupo de Trabalho do Tribunal de Justiça com vistas à demonstração dos danos da judicialização e solução administrativa de conflitos e coordenou o Núcleo de Controladoria Interna. Foi chefe de gabinete na Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do estado de São Paulo, participando da criação legal da pasta e acompanhando o trabalho de 11 grupos temáticos.
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade São Judas Tadeu, Ricardo cursou especialização em Gestão da Inovação em Saúde pelo Instituto Butantan e especialização em Engenharia de Produção pela Universidade São Judas Tadeu. Começou no Butantan em abril de 2004 como auxiliar de laboratório para a produção da vacina recombinante de hepatite B. Foi agente de apoio a pesquisa científica e tecnológica, coordenador de produção e gerente de produção da fábrica de vacina de influenza. Desde outubro de 2019, é diretor de produção do Centro Bioindustrial do Butantan, sendo responsável por cinco núcleos de produção e cerca de 1.100 colaboradores.
Rosilane é graduada em Farmácia pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e possui especialização em Vigilância Sanitária pela Fiocruz-Brasília. Com mais de 30 anos de carreira, passou 15 anos no setor industrial desempenhando atividades no Controle de Qualidade, Desenvolvimento de Produtos e Assuntos Regulatórios. Com experiência de mais de 18 anos na Anvisa, atuou nas áreas de fiscalização e inspeção de boas práticas de fabricação de medicamentos, além do registro de medicamentos e produtos biológicos.
É formado em Farmácia Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz, especialista em Direito Sanitário pela USP e em Gestão de Negócios pela ESPM. Fez cursos complementares na área de biotecnologia na North Caroline State University e Massachusetts Institute of Technology. Iniciou sua trajetória na Fundação Butantan em abril de 2007 na área da Qualidade. Atualmente representa o Butantan como secretário no Emerging Biopharmaceuticals Manufacturers Network.
Victor é graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Também cursou Direito na PUC-SP e Relações Públicas na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Com mais de 20 anos de experiência em comunicação, Victor foi repórter, redator, assistente de edição e chefe de pauta no jornal Folha de S. Paulo. Foi assessor de imprensa na Secretaria de Estado da Saúde e coordenou o setor de assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Organograma