Saulo Simoni Nacif
Diretor-executivo
Engenheiro de Mecânica-Aeronáutica formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), possui MBA em Finanças e Operações pela Simon School of Business, da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, onde se graduou com honras e 1º lugar em Operações. É mestre stricto sensu em Finanças e Controladoria pela Fundação Getulio Vargas, tendo finalizado o curso em 1º lugar, com dissertação premiada entre os 107 formandos com o tema “Disclosure level and compliance with IAS 37: is there any residual legal tradition effect among companies cross-listed in the U.S.?”. Com 32 anos de experiência profissional, desenvolveu a sua carreira como executivo sênior de grandes empresas nacionais e multinacionais e em torno da consultoria estratégica e de melhoria da performance. Possui forte background em operações, novos negócios, fusões e aquisições, gestão para melhoria dos resultados e finanças lato sensu. Conduziu projetos ou trabalhos no Brasil, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Chile, China, Colômbia, Estados Unidos, Irlanda, Japão e México.
Além da diretoria executiva da Fundação Butantan, Saulo também é atualmente Presidente do Advisory Board da Global Performance Consulting (boutique de consultoria estratégica), membro do advisory board do Brasa Capital (boutique de financial advisory), integrante dos comitês de auditoria e risco da Allianz AGCS Resseguradora e membro do Conselho Consultivo do Mestrado MPGC da Fundação Getulio Vargas.
Entre as posições prévias na indústria, Saulo ocupou a diretoria de fusões e aquisições da Danaher Corporation para a América Latina, tendo residido em Washington-DC. Foi também diretor executivo Estatutário de Estratégia, M&A e Novos Negócios da Eternit S.A. e gestor de 3 empresas do grupo. Foi também Diretor de Desenvolvimento de Negócios Corporativo da General Electric Brasil (incluindo os negócios de healthcare) e foi gerente da Xerox Corporation, tendo residido quatro anos em Rochester-NY.
Em posições prévias em consultorias, foi o sócio fundador e managing partner da Global Performance Consulting, foi partner da divisão de analytics da Advisia O,C&C, diretor (senior advisor) da EY Parthenon, diretor da consultoria francesa Solving International, e um associado da Booz.Allen & Hamilton.
Ao longo de sua vida profissional conduziu mais de 50 projetos de estratégia e melhoria da performance para empresas dos setores de saúde, telecom, seguros, mobilidade, cooperativa agrícola, materiais de construção, engenharia e bancos. Entre os projetos executados em saúde, destaca-se a definição da estratégia e plano para o lançamento de novos produtos na América Latina para as redes pública e privada para empresa líder mundial de produtos hospitalares. Em outros setores, liderou e executou plano estratégico para crescimento e sustentabilidade, negociação e implementação de joint venture, planejamento estratégico por cenários, estratégia Blue Ocean e criação de modelo de sale lease back de agências bancárias no Brasil, desmobilizando mais de US$ 1 bi em um grande banco de varejo.
Já em fusões e aquisições, liderou mais de 40 transações, sendo 15 delas concluídas em diversos setores e países. Entre elas estão a aquisição de negócios para complemento dos portfólios de equipamentos médicos, odontológicos e de reagentes das empresas Beckman Coulter Diagnostics e Kavo Kerr.
Saulo é nativo em português, fluente em inglês e espanhol e proficiente em francês e italiano.
Marcio Augusto Lassance Cunha Filho
Superintendente geral
Graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), possui MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral, mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e doutorado em Ciências de Gestão pela Université Grenoble Alpes na França em cotutela com a Universidade Nove de Julho - conceito CAPES 6. Assina publicações recentes em periódicos internacionais e é professor convidado em programas de pós-graduação lato sensu. Com 35 anos de atuação em empresas nacionais e multinacionais, exerceu posições executivas em primeira linha nas áreas de Recursos Humanos, Operações, Atendimento a Clientes, Manufatura, Logística e Distribuição, Engenharia, Suprimentos, Marketing e Projetos Lean Six Sigma. Teve participação ativa em comitê executivo para a definição de plano operacional, tático e estratégico, assim como indicadores e metas organizacionais para alcance dos objetivos definidos. Acumula mais de 20 anos na gestão de equipes de diretores e gerentes em cenários diversos e tem larga experiência como consultor de empresas especializado em desenvolvimento e aplicação de programas de capacitação em gestão e solução de problemas complexos.
Gustavo Mendes Lima Santos
Diretor de Regulatório, Controle de Qualidade e Estudos Clínicos
Formado em Farmácia pela Universidade de Brasília (UnB) e em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Gustavo é especialista em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre em Farmacologia e Toxicologia pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e doutorando em Ciências Farmacêuticas também pela UEM. Com mais de 20 anos de experiência, atuou com registro farmacêutico no Laboratório Teuto Brasileiro e percorreu diferentes setores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tornando-se referência internacional em assuntos regulatórios, medicamentos biológicos, registro de medicamentos entre outros assuntos técnicos da área. Foi cientista pesquisador no Internacional Vaccines Institute, em Seul, na Coreia do Sul, onde acompanhou o desenvolvimento de novas vacinas para doenças negligenciadas.
Flávio Barbarulo Borgheresi
Diretor Jurídico, de Auditoria Interna e Compliance
Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), iniciou sua trajetória profissional na Procuradoria Geral do Município de São Paulo em 2005. Ocupou cargos de chefia e assessoramento, coordenou o setor de gestão de contratos e licitações e também foi membro do Conselho da Procuradoria Geral do Município de São Paulo. Entre 2012 e 2020, exerceu a função de chefe de gabinete do conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP). Em 2016, foi chefe de gabinete da Presidência do TCE/SP. Recentemente, atuou como secretário adjunto de governo do município de São Paulo.
Raul Machado Neto
Diretor de Estratégia Institucional
Formado em engenharia agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (1973), com PhD pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Foi professor titular, chefe do Departamento de Zoologia, presidente da Comissão de Pesquisa e vice-diretor da ESALQ/USP. Como coordenador do programa do Banco Interamericano de Desenvolvimento da ESALQ, criou o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Microscopia Eletrônica Aplicada a Agricultura, da qual foi o primeiro coordenador. Foi membro do Conselho Universitário da USP, presidente do Programa de Iniciação Científica e coordenador do PIBIC-CNPq-USP, vice-pró-reitor de Pesquisa, assessor da pró-reitoria de Pós-Graduação e primeiro presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional. Foi professor visitante do Agriculture Food Research Council, na Inglaterra, e professor convidado na Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, tendo recebido a Medalha de Mérito Científico do Governador do Estado de São Paulo em 2001. Atualmente, é assessor da presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Renata Gomes dos Santos
Chefe de Gabinete
Graduada em Direito pela Universidade Paulista (UNIP) e pós-graduada em Direito Público pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, tem formação em licitações e contratos administrativos, direito constitucional, direito do consumidor, direito administrativo, contratação de obras e serviços de engenharia e direito contratual. Atuou por 16 anos como assessora técnica e chefe de gabinete substituta no Gabinete da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, sendo responsável pelo acompanhamento e coordenação das atividades de gestão das ações judiciais movidas contra a pasta. No comando da área de judicialização, reduziu em 25% o número de processos contra a Secretaria de Estado da Saúde de 2016 a 2018, com queda de 30% nos valores despendidos nesse custeio – resultando em uma economia de R$ 300 milhões aos cofres públicos. Foi representante da pasta no Grupo de Trabalho do Tribunal de Justiça com vistas à demonstração dos danos da judicialização e solução administrativa de conflitos e coordenou o Núcleo de Controladoria Interna. Foi chefe de gabinete na Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do estado de São Paulo, participando da criação legal da pasta e acompanhando o trabalho de 11 grupos temáticos.