Diretores

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Saulo Simoni Nacif

Diretor-executivo

Engenheiro de Mecânica-Aeronáutica formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), possui MBA em Finanças e Operações pela Simon School of Business, da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, onde se graduou com honras e 1º lugar em Operações. É mestre stricto sensu em Finanças e Controladoria pela Fundação Getulio Vargas, tendo finalizado o curso em 1º lugar, com dissertação premiada entre os 107 formandos com o tema “Disclosure level and compliance with IAS 37: is there any residual legal tradition effect among companies cross-listed in the U.S.?”.

Com 32 anos de experiência profissional, desenvolveu a sua carreira como executivo sênior de grandes empresas nacionais e multinacionais e em torno da consultoria estratégica e de melhoria da performance. Possui forte background em operações, novos negócios, fusões e aquisições, gestão para melhoria dos resultados e finanças lato sensu. Conduziu projetos ou trabalhos no Brasil, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Chile, China, Colômbia, Estados Unidos, Irlanda, Japão e México. Além da diretoria executiva da Fundação Butantan, Saulo também é atualmente Presidente do Advisory Board da Global Performance Consulting (boutique de consultoria estratégica), membro do advisory board do Brasa Capital (boutique de financial advisory), integrante dos comitês de auditoria e risco da Allianz AGCS Resseguradora e membro do Conselho Consultivo do Mestrado MPGC da Fundação Getulio Vargas.

Entre as posições prévias na indústria, Saulo ocupou a diretoria de fusões e aquisições da Danaher Corporation para a América Latina, tendo residido em Washington-DC. Foi também diretor executivo Estatutário de Estratégia, M&A e Novos Negócios da Eternit S.A. e gestor de 3 empresas do grupo. Foi também Diretor de Desenvolvimento de Negócios Corporativo da General Electric Brasil (incluindo os negócios de healthcare) e foi gerente da Xerox Corporation, tendo residido quatro anos em Rochester-NY.

Em posições prévias em consultorias, foi o sócio fundador e managing partner da Global Performance Consulting, foi partner da divisão de analytics da Advisia O,C&C, diretor (senior advisor) da EY Parthenon, diretor da consultoria francesa Solving International, e um associado da Booz.Allen & Hamilton.

Ao longo de sua vida profissional conduziu mais de 50 projetos de estratégia e melhoria da performance para empresas dos setores de saúde, telecom, seguros, mobilidade, cooperativa agrícola, materiais de construção, engenharia e bancos. Entre os projetos executados em saúde, destaca-se a definição da estratégia e plano para o lançamento de novos produtos na América Latina para as redes pública e privada para empresa líder mundial de produtos hospitalares. Em outros setores, liderou e executou plano estratégico para crescimento e sustentabilidade, negociação e implementação de joint venture, planejamento estratégico por cenários, estratégia Blue Ocean e criação de modelo de sale lease back de agências bancárias no Brasil, desmobilizando mais de US$ 1 bi em um grande banco de varejo.

Já em fusões e aquisições, liderou mais de 40 transações, sendo 15 delas concluídas em diversos setores e países. Entre elas estão a aquisição de negócios para complemento dos portfólios de equipamentos médicos, odontológicos e de reagentes das empresas Beckman Coulter Diagnostics e Kavo Kerr.

Saulo é nativo em português, fluente em inglês e espanhol e proficiente em francês e italiano.

Engenheiro de Mecânica-Aeronáutica formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), possui MBA em Finanças e Operações pela Simon School of Business, da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, onde se graduou com honras e 1º lugar em Operações. É mestre stricto sensu em Finanças e Controladoria pela Fundação Getulio Vargas, tendo finalizado o curso em 1º lugar, com dissertação premiada entre os 107 formandos com o tema “Disclosure level and compliance with IAS 37: is there any residual legal tradition effect among companies cross-listed in the U.S.?”.

Com 32 anos de experiência profissional, desenvolveu a sua carreira como executivo sênior de grandes empresas nacionais e multinacionais e em torno da consultoria estratégica e de melhoria da performance. Possui forte background em operações, novos negócios, fusões e aquisições, gestão para melhoria dos resultados e finanças lato sensu. Conduziu projetos ou trabalhos no Brasil, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Chile, China, Colômbia, Estados Unidos, Irlanda, Japão e México. Além da diretoria executiva da Fundação Butantan, Saulo também é atualmente Presidente do Advisory Board da Global Performance Consulting (boutique de consultoria estratégica), membro do advisory board do Brasa Capital (boutique de financial advisory), integrante dos comitês de auditoria e risco da Allianz AGCS Resseguradora e membro do Conselho Consultivo do Mestrado MPGC da Fundação Getulio Vargas.

Entre as posições prévias na indústria, Saulo ocupou a diretoria de fusões e aquisições da Danaher Corporation para a América Latina, tendo residido em Washington-DC. Foi também diretor executivo Estatutário de Estratégia, M&A e Novos Negócios da Eternit S.A. e gestor de 3 empresas do grupo. Foi também Diretor de Desenvolvimento de Negócios Corporativo da General Electric Brasil (incluindo os negócios de healthcare) e foi gerente da Xerox Corporation, tendo residido quatro anos em Rochester-NY.

Em posições prévias em consultorias, foi o sócio fundador e managing partner da Global Performance Consulting, foi partner da divisão de analytics da Advisia O,C&C, diretor (senior advisor) da EY Parthenon, diretor da consultoria francesa Solving International, e um associado da Booz.Allen & Hamilton.

Ao longo de sua vida profissional conduziu mais de 50 projetos de estratégia e melhoria da performance para empresas dos setores de saúde, telecom, seguros, mobilidade, cooperativa agrícola, materiais de construção, engenharia e bancos. Entre os projetos executados em saúde, destaca-se a definição da estratégia e plano para o lançamento de novos produtos na América Latina para as redes pública e privada para empresa líder mundial de produtos hospitalares. Em outros setores, liderou e executou plano estratégico para crescimento e sustentabilidade, negociação e implementação de joint venture, planejamento estratégico por cenários, estratégia Blue Ocean e criação de modelo de sale lease back de agências bancárias no Brasil, desmobilizando mais de US$ 1 bi em um grande banco de varejo.

Já em fusões e aquisições, liderou mais de 40 transações, sendo 15 delas concluídas em diversos setores e países. Entre elas estão a aquisição de negócios para complemento dos portfólios de equipamentos médicos, odontológicos e de reagentes das empresas Beckman Coulter Diagnostics e Kavo Kerr.

Saulo é nativo em português, fluente em inglês e espanhol e proficiente em francês e italiano.
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Marcio Augusto Lassance Cunha Filho

Superintendente geral

Lassance Cunha Filho Superintendente geral Graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), possui MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral, mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e doutorado em Ciências de Gestão pela Université Grenoble Alpes na França em cotutela com a Universidade Nove de Julho - conceito CAPES 6. Assina publicações recentes em periódicos internacionais e é professor convidado em programas de pós-graduação lato sensu. Com 35 anos de atuação em empresas nacionais e multinacionais, exerceu posições executivas em primeira linha nas áreas de Recursos Humanos, Operações, Atendimento a Clientes, Manufatura, Logística e Distribuição, Engenharia, Suprimentos, Marketing e Projetos Lean Six Sigma. Teve participação ativa em comitê executivo para a definição de plano operacional, tático e estratégico, assim como indicadores e metas organizacionais para alcance dos objetivos definidos. Acumula mais de 20 anos na gestão de equipes de diretores e gerentes em cenários diversos e tem larga experiência como consultor de empresas especializado em desenvolvimento e aplicação de programas de capacitação em gestão e solução de problemas complexos.

Lassance Cunha Filho Superintendente geral Graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), possui MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral, mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e doutorado em Ciências de Gestão pela Université Grenoble Alpes na França em cotutela com a Universidade Nove de Julho - conceito CAPES 6. Assina publicações recentes em periódicos internacionais e é professor convidado em programas de pós-graduação lato sensu. Com 35 anos de atuação em empresas nacionais e multinacionais, exerceu posições executivas em primeira linha nas áreas de Recursos Humanos, Operações, Atendimento a Clientes, Manufatura, Logística e Distribuição, Engenharia, Suprimentos, Marketing e Projetos Lean Six Sigma. Teve participação ativa em comitê executivo para a definição de plano operacional, tático e estratégico, assim como indicadores e metas organizacionais para alcance dos objetivos definidos. Acumula mais de 20 anos na gestão de equipes de diretores e gerentes em cenários diversos e tem larga experiência como consultor de empresas especializado em desenvolvimento e aplicação de programas de capacitação em gestão e solução de problemas complexos.
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Flávio Barbarulo Borgheresi

Diretor Jurídico

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), iniciou sua trajetória profissional na Procuradoria Geral do Município de São Paulo em 2005. Ocupou cargos de chefia e assessoramento, coordenou o setor de gestão de contratos e licitações e também foi membro do Conselho da Procuradoria Geral do Município de São Paulo. Entre 2012 e 2020, exerceu a função de chefe de gabinete do conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP). Em 2016, foi chefe de gabinete da Presidência do TCE/SP. Recentemente, atuou como secretário adjunto de governo do município de São Paulo.

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), iniciou sua trajetória profissional na Procuradoria Geral do Município de São Paulo em 2005. Ocupou cargos de chefia e assessoramento, coordenou o setor de gestão de contratos e licitações e também foi membro do Conselho da Procuradoria Geral do Município de São Paulo. Entre 2012 e 2020, exerceu a função de chefe de gabinete do conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP). Em 2016, foi chefe de gabinete da Presidência do TCE/SP. Recentemente, atuou como secretário adjunto de governo do município de São Paulo.
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Lucio Gama

Diretor de Alianças Científicas Internacionais

Graduado em Biologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é mestre em Microbiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Imunologia pela Faculdade de Medicina da USP. Possui mais de 20 anos de experiência internacional em virologia, biologia molecular e imunologia. Foi professor associado do Departamento de Patobiologia Molecular e Comparativa da Faculdade de Medicina Johns Hopkins, em Baltimore (Estados Unidos), onde atuou por 14 anos no Laboratório de Retrovírus, pesquisando respostas imunes inatas durante a infecção por SIV e coordenando diversos projetos de pesquisa. Também trabalhou durante nove anos como diretor de Colaborações Científicas do Vaccine Research Center (VRC/NIAID) do National Institutes of Health (NIH) nos Estados Unidos.

Graduado em Biologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é mestre em Microbiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Imunologia pela Faculdade de Medicina da USP. Possui mais de 20 anos de experiência internacional em virologia, biologia molecular e imunologia. Foi professor associado do Departamento de Patobiologia Molecular e Comparativa da Faculdade de Medicina Johns Hopkins, em Baltimore (Estados Unidos), onde atuou por 14 anos no Laboratório de Retrovírus, pesquisando respostas imunes inatas durante a infecção por SIV e coordenando diversos projetos de pesquisa. Também trabalhou durante nove anos como diretor de Colaborações Científicas do Vaccine Research Center (VRC/NIAID) do National Institutes of Health (NIH) nos Estados Unidos.
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Fernanda Boulos

Diretora Médica

Graduada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Fernanda fez residência médica em neurologia e mestrado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Possui 18 anos de experiência na área da saúde e 12 anos na indústria farmacêutica. Já atuou como consultora e gerente médica na Pfizer e foi diretora de pesquisa clínica e, posteriormente, diretora de evidência de dados da América Latina e Canadá na Novartis. Iniciou sua trajetória na Fundação Butantan em março de 2022 na área de Matéria Médica.

Graduada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Fernanda fez residência médica em neurologia e mestrado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Possui 18 anos de experiência na área da saúde e 12 anos na indústria farmacêutica. Já atuou como consultora e gerente médica na Pfizer e foi diretora de pesquisa clínica e, posteriormente, diretora de evidência de dados da América Latina e Canadá na Novartis. Iniciou sua trajetória na Fundação Butantan em março de 2022 na área de Matéria Médica.
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Rosilane de Aquino Silva

Diretora de Qualidade, Regulatório e Escritório de Projetos

Rosilane é graduada em Farmácia pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e possui especialização em Vigilância Sanitária pela Fiocruz-Brasília. Com mais de 30 anos de carreira, passou 15 anos no setor industrial desempenhando atividades no Controle de Qualidade, Desenvolvimento de Produtos e Assuntos Regulatórios. Com experiência de mais de 18 anos na Anvisa, atuou nas áreas de fiscalização e inspeção de boas práticas de fabricação de medicamentos, além do registro de medicamentos e produtos biológicos.

Rosilane é graduada em Farmácia pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e possui especialização em Vigilância Sanitária pela Fiocruz-Brasília. Com mais de 30 anos de carreira, passou 15 anos no setor industrial desempenhando atividades no Controle de Qualidade, Desenvolvimento de Produtos e Assuntos Regulatórios. Com experiência de mais de 18 anos na Anvisa, atuou nas áreas de fiscalização e inspeção de boas práticas de fabricação de medicamentos, além do registro de medicamentos e produtos biológicos.
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Cristiano Gonçalves

Diretor de Inovação

Pós-doutor em Gestão da Inovação Tecnológica pela FEA-RP/USP, mestre e doutor em biologia molecular pela FMRP/USP, Cristiano tem experiência em gestão de projetos de inovação, propriedade intelectual e inteligência competitiva em incubadora de empresas (SUPERA) e em atividades de consultoria. Foi pesquisador visitante no MD Anderson Cancer Center e na Portland State University em temas de gestão de tecnologia e inovação em biotecnologia. Atualmente é responsável pela área de Inovação e Licenciamento de Tecnologia do Instituto Butantan (EILT), escritório com atribuições de um NIT encarregado pela gestão da propriedade intelectual, licenciamento de tecnologia (in and out) e pelos projetos de inovação provenientes de parceria.

Pós-doutor em Gestão da Inovação Tecnológica pela FEA-RP/USP, mestre e doutor em biologia molecular pela FMRP/USP, Cristiano tem experiência em gestão de projetos de inovação, propriedade intelectual e inteligência competitiva em incubadora de empresas (SUPERA) e em atividades de consultoria. Foi pesquisador visitante no MD Anderson Cancer Center e na Portland State University em temas de gestão de tecnologia e inovação em biotecnologia. Atualmente é responsável pela área de Inovação e Licenciamento de Tecnologia do Instituto Butantan (EILT), escritório com atribuições de um NIT encarregado pela gestão da propriedade intelectual, licenciamento de tecnologia (in and out) e pelos projetos de inovação provenientes de parceria.
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Tiago Rocca

Diretor de Parcerias Estratégicas e Novos Negócios

É formado em Farmácia Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz, especialista em Direito Sanitário pela USP e em Gestão de Negócios pela ESPM. Fez cursos complementares na área de biotecnologia na North Caroline State University e Massachusetts Institute of Technology. Iniciou sua trajetória na Fundação Butantan em abril de 2007 na área da Qualidade. Atualmente representa o Butantan como secretário no Emerging Biopharmaceuticals Manufacturers Network.

É formado em Farmácia Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz, especialista em Direito Sanitário pela USP e em Gestão de Negócios pela ESPM. Fez cursos complementares na área de biotecnologia na North Caroline State University e Massachusetts Institute of Technology. Iniciou sua trajetória na Fundação Butantan em abril de 2007 na área da Qualidade. Atualmente representa o Butantan como secretário no Emerging Biopharmaceuticals Manufacturers Network.
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Nicolau Mandia Neto

Diretor de Compras

Nicolau é formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, possui especialização em Administração de Empresas Industriais pela Fundação Vanzolini, é certificado em Green Belt e concluiu MBA Executivo em Administração de Empresas pela Fundação Dom Cabral. Possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de suprimentos e supply chain, com foco em gestão operacional e liderança organizacional em toda a cadeia de negócios, em empresas de grande porte multinacionais e nacionais dos segmentos de tecnologia e engenharia. Tem expertise em realizar parcerias e negócios para alavancar resultados e vivência no desenvolvimento, certificação e gestão de fornecedores, em licitações e negociações envolvendo contratações de grande porte.

Nicolau é formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, possui especialização em Administração de Empresas Industriais pela Fundação Vanzolini, é certificado em Green Belt e concluiu MBA Executivo em Administração de Empresas pela Fundação Dom Cabral. Possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de suprimentos e supply chain, com foco em gestão operacional e liderança organizacional em toda a cadeia de negócios, em empresas de grande porte multinacionais e nacionais dos segmentos de tecnologia e engenharia. Tem expertise em realizar parcerias e negócios para alavancar resultados e vivência no desenvolvimento, certificação e gestão de fornecedores, em licitações e negociações envolvendo contratações de grande porte.
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Luiz Roberto Cassab Mousinho

Diretor de Finanças e Controladoria

Formado em administração de empresas pela Universidade de São Paulo e em ciências contábeis pela Uninove, Luiz tem pós-graduação em finanças e MBA em finanças, auditoria e controladoria, ambos pela Fundação Getulio Vargas, além de ter concluído o Programa de Mentoria em Competências Gerenciais pela Escola de Negócios da Universidade de Harvard. Luiz acumula mais de 25 anos de experiência na área financeira e de controladoria em empresas nacionais e multinacionais. Já foi presidente de conselho fiscal e tem vivência em comitê consultivo e conselho de administração.

Formado em administração de empresas pela Universidade de São Paulo e em ciências contábeis pela Uninove, Luiz tem pós-graduação em finanças e MBA em finanças, auditoria e controladoria, ambos pela Fundação Getulio Vargas, além de ter concluído o Programa de Mentoria em Competências Gerenciais pela Escola de Negócios da Universidade de Harvard. Luiz acumula mais de 25 anos de experiência na área financeira e de controladoria em empresas nacionais e multinacionais. Já foi presidente de conselho fiscal e tem vivência em comitê consultivo e conselho de administração.
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Demetrios Houlis

Diretor Comercial

Demetrios é formado em Biologia pela Faculdade de Odontologia de Santo Amaro (Osec) e realizou MBA em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Com 25 anos de experiência em indústrias farmacêuticas como Sanofi, Novartis e GSK, Demetrios já atuou nos mercados de vacinas, oncologia, diabetes e hospitalar. Possui vivência na liderança de times de alta performance e no desenho e implementação de estratégias comerciais e de marketing para lançamento, reposicionamento e manutenção de produtos farmacêuticos no Brasil e América Latina.

Demetrios é formado em Biologia pela Faculdade de Odontologia de Santo Amaro (Osec) e realizou MBA em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Com 25 anos de experiência em indústrias farmacêuticas como Sanofi, Novartis e GSK, Demetrios já atuou nos mercados de vacinas, oncologia, diabetes e hospitalar. Possui vivência na liderança de times de alta performance e no desenho e implementação de estratégias comerciais e de marketing para lançamento, reposicionamento e manutenção de produtos farmacêuticos no Brasil e América Latina.

Organograma

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