“O Negócio da Ciência”: Conheça o projeto que reduziu desperdícios e o impacto ambiental do Butantan
Fundação Butantan estimula e implementa ação focada na eficiência hídrica da organização
Reportagem: Marcella Franco
Imagens: Comunicação Butantan
A água potável é fundamental para os processos produtivos do Butantan. Por mês, são milhares de metros cúbicos consumidos em procedimentos como, por exemplo, a lavagem de frascos de injetáveis, o que torna a eficiência hídrica um ponto focal dos projetos de Melhoria Contínua desenvolvidos pela Fundação Butantan.
Conheça no vídeo abaixo um programa que implementou melhorias neste cenário com a reutilização de aproximadamente 2.000 l/h de água residuárias. A ação gerou ganhos na economia, com um saving de aproximadamente R$ 937 mil, e a redução de impactos ambientais, tornando o Butantan modelo em ecoeficiência.
O projeto faz parte do Lean Six Sigma, metodologia que usa técnicas estatísticas e ferramentas de melhoria com o objetivo de eliminar desperdícios, reduzir variações e melhorar a eficiência e a qualidade dos processos nas organizações.
Há mais de um século, o Butantan pesquisa, desenvolve, fabrica e fornece produtos e serviços para a saúde da população. Entre as vacinas, estão 115 milhões de doses de CoronaVac, 90 milhões de vacinas da gripe e 31 milhões de doses de vacina contra hepatite A e B, HPV, DTaP e raiva.
Recomendados
Clique aqui para editar