Áreas de comunicação do Butantan e da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal fazem collab em prol da primeira infância
Mascotes das organizações ‘conversam’ sobre importância da vacinação em vídeo publicado no mês de atenção a esta fase da vida das crianças
Reportagem: Marcella Franco
Imagens: Comunicação Butantan/Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
Bubu, a menina que sonha ser cientista e tem uma cobra de estimação, acaba de selar amizade com outra criança genial. Nelson da Silva Neto, ou só Nenê para os íntimos, é um menininho com os dentes de leite à mostra, cabelos cacheados e brilhantes olhos castanhos. Juntos, Bubu e Nenê marcam uma colaboração entre as áreas de comunicação do Butantan e da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal no Agosto Verde, mês da primeira infância no Brasil.
Na collab, publicada nesta quarta-feira (13) nos perfis das duas organizações no Instagram, Nenê manda uma dúvida para Bubu, como parte da seção “Pergunta pra Bubu”, que o Butantan lançou no final de 2022 e também já virou objeto de outra parceria, desta vez com a TV Cultura – as perguntas enviadas por crianças a Bubu e respondidas por pesquisadores do Butantan são exibidas no canal durante os intervalos de sua programação infantil.
A conversa entre Nenê e Bubu tem como tema a vacinação infantil e sua importância para a manutenção da saúde individual e coletiva da população. “A gente tem que lembrar que as crianças, logo que nascem, ainda não têm proteção contra várias doenças. Muitas dessas doenças podem ser muito graves, como era, por exemplo, a paralisia infantil. Hoje em dia, as vacinas ensinam o sistema de defesa dessas crianças a como se proteger dessas infecções que podem até matar. A vacinação infantil, portanto, é uma das coisas que mais salvou vidas na história da humanidade”, responde no vídeo Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan.
“É uma colaboração estratégica, positiva, séria e extremamente importante para a primeira infância. Tanto a Fundação quanto o Instituto têm como norte o embasamento científico para a promoção de um desenvolvimento infantil saudável”, avalia Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.
Para ela, envolver os mascotes das organizações mostra que é possível comunicar temas complexos de maneira acessível e sensível, e se torna oportuna em um “momento tão crucial, marcado pela queda nos índices de vacinação no Brasil”. “Precisamos que todos saibam: o que acontece no começo da vida impacta toda a trajetória de uma pessoa. E também precisamos recuperar os bons índices de vacinação infantil, o Brasil já foi exemplo para o mundo.”
A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal foi criada em 1965 por Gastão Eduardo de Bueno Vidigal e sua esposa, Maria Cecilia Souto Vidigal. que desejavam preservar a memória de sua filha, Maria Cecilia (1951–1964). Após cerca de 40 anos de atuação na área da hematologia, a instituição ajustou sua frente de atuação e direcionou o trabalho para a primeira infância.
Nelson, o Nenê, surgiu em 2020, no WhatsApp. Atualmente, ele está presente no também no YouTube, TikTok e no Instagram, onde tem mais de 80 mil seguidores. A ideia era que uma figura apoiasse famílias, cuidadores e educadores com informações sobre a importância do afeto e das interações para o desenvolvimento infantil no começo da vida. “Quando nasceu, ele era conhecido como Nenê do Zap. Foi só alguns anos depois que o Nenê ganhou nome e sobrenome e passou a se chamar Nelson Neto, o Nenê”, conta Luz.
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