Butantan se destaca com nota máxima em Governança e Sistemas de Qualidade, em avaliação encomendada pelo Ministério da Saúde

Levantamento traça diagnóstico situacional da rede de laboratórios oficiais e instituições produtivas e de inovação para o SUS 

Reportagem: Marcella Franco
Imagens: Comunicação Butantan

O Butantan obteve pontuação máxima em Governança e Sistemas de Qualidade em uma avaliação encomendada pelo Ministério da Saúde. No estudo, que tinha como objetivo traçar um diagnóstico situacional da rede de laboratórios oficiais e instituições produtivas e de inovação para o SUS, foram analisados 23 laboratórios e instituições nacionais – na avaliação geral, o Butantan teve média de 4,66, em máxima possível de 5. 

A nota 5 conquistada no quesito Governança destacou que o modelo do Butantan “orienta o processo decisório dos funcionários, comunicando e discutindo prioridades em todos os níveis da instituição”. Também mereceu ênfase na categoria a existência de um código de ética e conduta, responsável por uma cultura organizacional “que valoriza a ética e a responsabilidade nas decisões”.  

Estruturados em quatro pilares fundamentais (Sistemas de Qualidade Farmacêutica, Garantia de Qualidade nas Operações, Garantia de Qualidade em P&D e Pesquisa Clínica, e Controle de Qualidade), os Sistemas de Qualidade do Butantan também levaram nota 5, classificados como “bem estruturados e respaldados por certificações e práticas sólidas que asseguram a conformidade e a excelência operacional”.

O Butantan também foi avaliado nas dimensões Processos, Tecnologia da Informação, Estratégia, Produção e Pessoas. Neste último, por exemplo, a organização recebeu pontuação de 4,70.

Em Processos, por sua vez, a pontuação de 4,92 foi uma das mais altas. Dentro da categoria, tiveram destaque elementos como um programa de Melhoria Contínua; o foco na otimização de processos produtivos, cadeia de suprimentos e processos de apoio à produção; o alinhamento dos processos organizacionais aos objetivos estratégicos; e os KPIs utilizados para medir a eficiência e eficácia como lead-time, throughput, taxa de defeitos, NPS e indicadores de custo. 

Responsável pelo desenvolvimento produtivo de vacinas como HPV, Hepatite A, dTpa e o anticorpo monoclonal adalimumabe, além de projetos como a vacina da Dengue e Chikungunya, o Butantan obteve pontuação de 4,78 na dimensão Produção.

“É sempre bom o reconhecimento externo, nesse trabalho realizado a pedido do Ministério da Saúde. Ele mostra que o Butantan está no caminho certo”, avalia Saulo Simoni Nacif, diretor executivo da Fundação Butantan.

“Tivemos notas máximas em duas áreas. Nas próximas avaliações, nossa pontuação deve aumentar, uma vez que já avançamos nos poucos pontos em que não tínhamos tirado nota máxima”, afirma Nacif. “É o caso de Estratégia, por exemplo. Desde que a pesquisa foi feita, nós já terminamos nosso planejamento estratégico para os próximos anos, o que mostra que estamos avançando constantemente”

A partir das dimensões mapeadas, o levantamento, realizado por consultores seniores e especialistas em Gestão de Projetos, Gestão Pública, Saúde Coletiva e Gestão em Saúde, apontou o Nível de Maturidade de cada instituição, em uma escala de 0 (Incipiente) a 5 (Otimizado). O Butantan conquistou a classificação Gerenciado (4), conferida àquelas que possuem gestão e governança voltadas para a melhoria da qualidade e da produtividade com políticas e diretrizes, “traduzida em um modus operandi voltado para os resultados e objetivos institucionais esperados”. 

 

Recomendados