Com Planejamento Estratégico, Fundação Butantan traça objetivos até 2054
Estratégias têm como norte oferecer um portfólio diversificado e amplo para impactar positivamente mais vidas
Reportagem: Marcella Franco
Imagens: Comunicação Butantan
Diversificar e internacionalizar. Estes são os principais objetivos que a Fundação Butantan desenha a partir das conclusões projetadas por seu Planejamento Estratégico 2024, entregue em agosto passado. O documento é fruto de diversos meses de trabalho in house da consultoria Oliver Wyman, e pauta o norte que será perseguido pelos próximos 30 anos.
O Planejamento Estratégico estabeleceu tornar o portfólio do Instituto Butantan mais diverso, e transformar seus produtos em ativos internacionais. A ideia é conquistar perenidade para a organização e promover maior impacto positivo na saúde das populações, viabilizando uma jornada transformacional em que expande sua área de atuação e, consequentemente, seu valor para a sociedade.
Até 2054, o Butantan, que já carrega em sua marca o reconhecimento nacional pela produção de vacinas e soros, pretende se tornar uma referência global em ciências biológicas e em terapias avançadas, guiado sempre pela missão de ser uma organização a serviço da vida.
Para tanto, segmentou sua estratégia no que chama de “horizontes de tempo”, ou ondas de médio e longo prazo. Nos primeiros dez anos, pretende focar sua atuação e consolidar a liderança em doenças infecciosas enquanto se prepara para ampliar seu portfólio para os dez anos seguintes, quando o foco estará em doenças crônicas, expansão dos mabs e terapias avançadas, além do aumento de investimento em pesquisa e desenvolvimento.
“Oferecer um portfólio diversificado e amplo significa aumentar as chances de atender às necessidades da população e, desta forma, impactar positivamente um maior número de vidas”, afirma Saulo Simoni Nacif, diretor executivo da Fundação Butantan. “O Planejamento Estratégico da Fundação vem ao encontro deste objetivo, e é recebido com entusiasmo pela organização.”
A jornada transformacional desenhada pela consultoria Oliver Wyman surgiu da compreensão do mercado de biológicos e de suas tendências. Após a compartimentação em ondas, na etapa seguinte foram mapeados os produtos em desenvolvimento e as parcerias estabelecidas, e desenvolvido um diagnóstico financeiro.
De posse das informações, os consultores promoveram, então, um workshop com a ação sinérgica das lideranças da Fundação Butantan e do Instituto Butantan. Desde 1989, a Fundação tem a missão de apoiar e facilitar o cumprimento das atribuições legais relativas ao desenvolvimento científico, tecnológico e cultural do Instituto.
A partir das recomendações do relatório, e de um plano de implementação, várias atividades já estão em andamento. Entre elas, está a criação de um comitê executivo responsável por acompanhar a execução do plano, o alcance dos objetivos estratégicos estabelecidos e o progresso das atividades.
Recomendados