Fundação Butantan é destaque no maior evento brasileiro sobre melhoria contínua

Diretor da área na organização, Manoel Eugenio Junior ministrou palestra no XV Congresso Six Sigma Brasil 

Reportagem: Marcella Franco
Imagens: Divulgação

O diretor de Melhoria Contínua da Fundação Butantan, Manoel Eugenio Junior, foi convidado a participar como palestrante do XV Congresso Six Sigma Brasil, realizado nos dias 17 e 18 de setembro, em São Paulo. Com mais de 25 anos de experiência nas áreas de manufatura, qualidade e inovação, sempre com foco no aprimoramento de processos, Eugenio falou sobre a trajetória do Lean Six Sigma no Butantan.

“Compartilhamos com os participantes nossas ações para comunicação e engajamento, nossos resultados, fatores críticos de sucesso e desafios para seguirmos nesta jornada”, diz Manoel Eugenio, que é graduado em química pela Universidade Federal de Pernambuco e tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV. 

Realizado anualmente, o Congresso Six Sigma Brasil é voltado a executivos, gerentes e líderes de projetos, administradores, gerentes de tecnologia da informação, funcionários públicos e todos aqueles profissionais que de alguma forma estejam envolvidos na gestão de processos em seu dia a dia.  

Na edição 2024, o tema do congresso foi “Pessoas, Processos, Metodologia e Tecnologia (IA)”. Entre outros tópicos, o evento convidou os participantes a refletir sobre quais ações ajudam uma empresa a se diferenciar de seus pares, o porquê de um consumidor escolher produtos e serviços de uma empresa e não de sua concorrente, e de que maneira uma companhia faz diferença na sociedade, mantendo a sua sustentabilidade.

“A importância de termos processos enxutos que possam ser melhorados continuamente com metodologias adequadas, e aprimoradas com o uso de tecnologia, faz com que organizações possam ser mais efetivas e perenes. Todavia, outra questão também muito importante são as pessoas no centro de tudo, pois vem delas a força motriz para que todos os demais aspectos sejam incorporados dentro das organizações”, avalia Eugenio.

Para ele, é importante que a Fundação Butantan participe de eventos como este para que, entre outros objetivos, se amplie o conhecimento sobre o tamanho da instituição, sobretudo em outras regiões do país. “Ainda se sabe pouco o quão grande somos. Levar nossa mensagem em abrangência nacional e até mesmo com participantes de outros países nos coloca no jogo e fortalece nossa imagem como organização ao lado de grandes corporações”, diz o diretor.

Além de Eugenio, participaram do congresso pela Fundação Butantan a analista plena de Melhoria Contínua Alana Cruz; Alexandre Soares, especialista de Melhoria Contínua; Clayton Gama, analista sênior de Melhoria Contínua; Mauricio Ribeiro, coordenador de Melhoria Contínua; e Silvano Nobre, analista pleno de Melhoria Contínua.

Entre os mais de 40 palestrantes do XV Congresso Six Sigma Brasil, também estavam Renata Queiroga Ferreira, head de Transformação de Negócios para a América Latina da Accenture; Kelly Andrade, gerente de Inovação da Eurofarma; e Clovis Bergamo Filho, CEO e fundador da Six Sigma Brasil.

O congresso, que aconteceu na AMCHAM (Câmara Americana de Comércio para o Brasil), homenageou nesta edição o CEO da Ambev Jean Jereissati Neto. Na companhia desde 1998, ele assumiu o cargo em 2020. Antes disso, havia sido diretor-presidente para América Central e Caribe, diretor-presidente para China e Ásia Pacífico Norte, e diretor de Marketing e Vendas.

 

Recomendados